Página Inicial > Notícias > IFMA integra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

IFMA integra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

Em São Raimundo das Mangabeiras, a programação começa nesta quinta-feira (20) e segue até sábado (22).
  • publicado 17/10/2016 14h21
  • última modificação 17/10/2016 15h14

snct-2016Com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Raimundo das Mangabeiras integra, de 20 a 22 de outubro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016). O evento é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o apoio de instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil de todo o país.

Nesta edição, a SNCT traz o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, com base na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional da Leguminosas (AIL). Por isso, a Semana terá o desafio de abordar o assunto com uma linguagem acessível que estimule a curiosidade e motive as pessoas a discutirem as suas implicações sociais.

Em Mangabeiras, os alunos do IFMA irão apresentar trabalhos em uma feira de ciências aberta a toda a comunidade na sexta-feira (21). Entre as demais atividades previstas estão palestras e mesas redondas direcionadas aos estudantes do campus, além de minicursos voltados para professores da comunidade e alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas. Para se inscrever nos minicursos, os interessados devem procurar a coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA e preencher ficha de inscrição.

Veja a programação completa abaixo:

20/10/2016 – (quinta-feira)

Local: Auditório da Escola Municipal Dom Bosco

18:30 – Apresentação cultural

19:00 – Abertura

19:15 – Palestra “Perspectivas de construção da segurança alimentar no mundo contemporâneo”

Prof. Dr. José de Ribamar Sá Silva

19:55 – Mesa Redonda “A produção de “comida de verdade” no Maranhão: possíveis contribuições da academia”

Profa. Ma. Aretha Matos de Araujo

Prof. Me. Elton Guimarães Rios Mendes

Prof. Dr. José de Ribamar Sá Silva

Mediador: Prof. Dr. Rafael Fonseca Zanotti

21/10/2016 – (sexta –feira)

Local: IFMA – São Raimundo das Mangabeiras

08:00 – 21:00 – Feira de Ciências – Apresentação de trabalhos.

(Aberta à comunidade)

22/10/2016 – (sábado)

Local: IFMA – São Raimundo das Mangabeiras

Realização de minicursos

• Introdução à estatística experimental no ambiente R.

Prof. Dr. Rafael Fonseca Zanotti

• Como ter êxito na busca de artigos científicos.

Profa. Dra. Ludymila Brandão Motta

• Microbiologia: preparação de lâminas para microscopia

Prof. Me. André Luiz Montes

• O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: discutindo sobre alimentação saudável.

Profa. Esp. Débora Ribamar Macedo Ribeiro