Página Inicial > Notícias > Mangabeiras realiza aula inaugural do PARFOR

Mangabeiras realiza aula inaugural do PARFOR

A aula inaugural do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecido por meio do PARFOR, aconteceu na sede do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras no sábado, dia 16.
  • publicado 19/02/2019 12h32
  • última modificação 21/02/2019 09h52

A turma é formada por 28 professores da rede de ensino do município.

Com o objetivo de promover a formação superior de professores que já atuam nas escolas de educação básica, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Raimundo das Mangabeiras, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), está oferecendo o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para uma turma formada por 28 professores da rede de ensino do município. A aula inaugural aconteceu no último sábado (16), às 9h da manhã, na sede do Campus.

O coordenador local do PARFOR, Gileno Moreira, falou do compromisso que os professores, agora também estudantes, terão de assumir. “Essa jornada não é fácil, mas traz alegria. Quero que vocês alcancem o topo para, futuramente, se tornarem faróis para outros alunos”, declarou. Já a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Yrla Pereira, deu as boas-vindas aos novos alunos lembrando o caminho de perseverança que eles deverão seguir. “Esses quatro anos passam rápido. É um ciclo, então e preciso ter em mente como será após o término. É um caminho com percalços e alegrias, então vamos perseverar”, disse.

O diretor de Ensino do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras, Roberto Kennedy, que na ocasião estava representando o diretor-geral do Campus, Jânio Fernandes, desejou que o curso obtivesse êxito. “Que nós possamos contribuir para o município fazendo um curso bem melhor que os anteriores. Esse será um espaço de troca de experiências para vocês. É preciso discutir a sala de aula durante esses quatro anos e, neste segmento, vocês são os protagonistas”, disse. Já Dayane Auzier, que estava representando a secretaria de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, reforçou a parceria da SEMED com o IFMA e demonstrou apoio ao programa PARFOR.

Por fim, a coordenadora geral do PARFOR no IFMA, Eliane Pedrosa, que na ocasião estava representando o reitor Roberto Brandão, falou do compromisso do IFMA com a escola pública e com os profissionais que atuam nela. “Cada um de vocês só estão aqui porque se colocaram disponíveis e foram em busca. Vocês serão professores e alunos ao mesmo tempo, então a responsabilidade é grande, mas vocês já chegam com a experiência do magistério e isso é muito importante”, explicou.

Ao final do evento a coordenadora do PARFOR no IFMA, Eliane Pedrosa, apresentou a palestra “A formação docente no Parfor: desafios e responsabilidades compartilhadas”. O acordo de cooperação técnica que trouxe o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para São Raimundo das Mangabeiras foi assinado entre o município e o IFMA e define ações compartilhadas para que a formação dos professores aconteça de forma satisfatória e que eles consigam realizar e concluir o curso com êxito.

Formação superior de professores – Todos os professores selecionados para participar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas já atuam como docentes na rede municipal, mas não tinham formação superior na disciplina que ministram. Dayane Reis, que já dá aulas no município há sete anos contou como o curso pode contribuir para a sua vida profissional. “Essa graduação só vem a somar na minha vida e no meu currículo. A gente como professor deve estar aberto a novas fontes de aprendizagem”, contou. Já Maria Félix Brito diz que escolheu fazer essa licenciatura para garantir novas possibilidades no futuro. Eu gosto de agarrar oportunidades. Se for para somar eu estou pronta para encarar. Eu já esperava por uma oportunidade dessas há muito tempo, então eu não poderia deixar passar”, disse.