Página Inicial > Notícias > Campanha contra assédio promove bate-papo com alunos

Campanha contra assédio promove bate-papo com alunos

Roda de conversa ocorreu no dia 17 deste mês, no plenário da Câmara de Vereadores do município.
  • publicado 24/10/2019 09h52
  • última modificação 24/10/2019 09h52

Com o objetivo de coibir o assédio sexual dentro e fora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Campanha “Não é não!” realizou, no dia 17 deste mês, uma roda de conversa na Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras para orientar alunos e servidores sobre como agir nesses casos. A apresentação foi feita pela subprocuradora jurídica da Procuradoria Federal junto à instituição, Ângela Bárbara Lima Saldanha Rego.

Subprocuradora Ângela Bárbara Lima Saldanha Rego apresentou alguns assuntos sobre o tema no bate-papo.

Durante a ação, a subprocuradora buscou sensibilizar e encorajar os alunos sobre a importância de denunciar os casos de assédio e abuso sofridos. Ela apresentou aos participantes os tipos de assédio, contou exemplos de casos, descreveu atitudes suspeitas e os sinais de alerta das vítimas. “Quanto mais vocês conhecerem sobre o assédio, mais preparados podem estar para evitá-lo. Aos assediadores, é preciso saber que há consequências graves impostas e a instituição está preparada para enfrentá-los. Às vítimas, há uma rede jurídica e assistencial funcionando efetivamente para ajudá-las com a denúncia e tirar qualquer dúvida”, explicou Ângela Bárbara Lima Saldanha Rego.

Onde denunciar

No IFMA, as denúncias podem ser enviadas por meio do Canal da Ouvidoria ou para a Comissão de Ética.

• Ouvidoria: por meio do siteou pessoalmente na Ouvidoria Institucional, localizada na Reitoria do IFMA. Telefone: (98) 98421-1007.
  • Comissão de Ética: por meio de formulário próprio, disponível no site da Comissão de Ética, para o e-mail etica@ifma.edu.brou comparecendo, com aviso prévio via e-mail, perante a Comissão de Ética, também localizada na Reitoria.