Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professor do Campus São Raimundo das Mangabeiras lança livro abordando questões da pedagogia hospitalar, eixo atividade Lúdicas em hospitais pediátricos
Início do conteúdo da página Notícias

Professor do Campus São Raimundo das Mangabeiras lança livro abordando questões da pedagogia hospitalar, eixo atividade Lúdicas em hospitais pediátricos

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 22/06/2020 22h42
  • última modificação 10/07/2020 12h39

O livro teve como origem uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Maranhão. A obra mostra que as atividades desenvolvidas com criança hospitalizadas, contribuem no processo saúde-doença de crianças enfermas.

O professor de educação do Campus São Raimundo das Mangabeiras, Antônio José Araújo Lima, lançou recentemente o livro: Atividades Lúdicas em hospitais Pediátricos. Sabe-se que o ambiente hospitalar, hostil e indiferente, é uma realidade bastante difícil à qual a criança resiste em se adaptar. Nesse sen¬tido, o atendimento lúdico contribui para tornar a permanência no hospital mais fácil, favorecendo o desenvolvimento da criança e, em certos casos, a própria cura. O sentimento de finitude da vida aflige a criança, a família e os que a acompanham no hospital, durante a internação.

Livro

Este livro discorre sobre um estudo realizado em dois hospitais públicos na capital do estado do Maranhão, que possuem, em suas depen¬dências funcionais, uma macroestrutura ao atendimento pediátrico, com todas as especialidades médicas e complementares disponíveis para o público infantil, compondo, assim, uma equipe multidisciplinar de saúde.

No decorrer da leitura, será possível conhecer o lúdico no contexto hospitalar; o processo de enfrentamento da doença e a resiliência como mecanismo de resistência; a hospita¬lização e seus impactos na vida da criança, levando-se em conta a importância da humanização no acolhimento à criança enferma; os riscos associados ao brincar no hospital; a equipe multidisciplinar de saúde e as atividades lúdicas desenvolvidas em hospitais públicos pediátricos de São Luís do Maranhão.

Sobre o Autor

Professor do Instituto Federal do Maranhão – IFMA. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – campus de Imperatriz-MA. Também é graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, campus São Luís. Especialista em Pedagogia Hospitalar pela Universidade dos Vales Gerais. Especialista em Ludopedagogia e a Educação infantil – pela Universidade do Vales Gerais. Ainda Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência nas áreas de Estágio Supervisionado, Educação Inclusiva, Didática. Autor de artigos, capitulo de livros e livro com a temática pedagogia hospitalar, atividades lúdicas e brinquedotecas. Interessado por pesquisas relacionadas a educação especial, pedagogia hospitalar, brinquedotecas, lúdico e ludicidade na educação infantil com ênfase em formação de professores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página