Página Inicial > Notícias > Divulgado Edital para Pós-Graduação EaD

Divulgado Edital para Pós-Graduação EaD

• publicado 09/07/2020 15h48
  • última modificação 10/07/2020 13h03

Você, profissional da educação, está à procura de um curso de formação continuada a fim de capacitá-lo (a) a trabalhar com o ensino híbrido e dominar diferentes tecnologias de informação e comunicação voltadas para o processo de ensino e aprendizagem tanto para o ensino presencial quanto remoto? Pois chegou a sua oportunidade de ter essa qualificação.  No dia 09 de julho foi publicado no site institucional do IFMA o edital (https://portal.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/?id=14474), que trata das normas e os procedimentos para a realização da inscrição, seleção e classificação dos candidatos ao Processo Seletivo Simplificado de Acesso ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação na Modalidade à Distância (UAB) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Raimundo das Mangabeiras. Este curso é voltado para profissionais graduados diretamente envolvidos em processos educacionais como professores, supervisores, orientadores, gestores, coordenadores ou profissionais graduados interessados em utilizar tecnologias em sua carreira profissional.

Dentre os objetivos desta Pós-Graduação, destacam-se os seguintes:

• Subsidiar a formação de educadores, capazes de promover a formação de multiplicadores, visando o uso da informática como ferramenta didática de ensino;
  • Capacitar o professor participante do curso a desenvolver um modelo crítico de uso das tecnologias da informação e da comunicação em escolas públicas e privadas;
  • Propiciar a vivência em ambiente virtual de aprendizagem como espaço para promover ações pedagógicas.

O cursista terá contato com disciplinas tais como Fundamentos de Educação à Distância, Software Educacional e Objetos de Aprendizagem, Sistemas Multimídia, Acessibilidade e Informática Inclusiva, Designer e Elaboração de Material Didático e Elaboração e Gestão de Projetos, abordando conteúdos de grande relevância a fim de propiciar ao cursista uma formação adequada às suas atuações na área educacional com competências e habilidades que lhes permitam atuar em iniciativas que requeiram o conhecimento da tecnologia da informação aliado ao de gestão. Além disso, os egressos deverão estar preparados para conviver com as frequentes mudanças que ocorrem nos seus ambientes de atuação, notadamente o educacional como, por exemplo, a pandemia da COVID-19, a qual exigiu que todos os sistemas educacionais públicos e privados se reinventassem e buscassem alternativas para garantir a continuidade dos estudos dos discentes em um contexto de educação à distância.

Vale destacar ainda que a Pós-Graduação em Informática na Educação é totalmente gratuita e representa uma ação voltada para a verticalização do ensino do IFMA Campus Mangabeiras. Serão ofertadas 200 vagas no total, sendo estas distribuídas entre os polos Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, São Luís e Vitorino Freire com 50 vagas cada. As inscrições serão realizadas pela internet e iniciam no dia 13 de julho a partir das 08h00 e vão até as 23h30 do dia 28 de julho de 2020 por meio do página eletrônica https://forms.gle/XcfyxV1afFSZRRhA9. Mais informações acesse o seguinte endereço eletrônico: https://portal.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/?id=14474). Inscrevam-se!