Página Inicial > Notícias > IFMA Mangabeiras inicia Mestrado em Ensino em parceria com IF Goiano

IFMA Mangabeiras inicia Mestrado em Ensino em parceria com IF Goiano

Dez servidores do campus participam do programa de pós-graduação
  • publicado 16/06/2021 00h05
  • última modificação 16/06/2021 00h09

Servidores do Instituto Federal do Maranhão – Campus São Raimundo das Mangabeiras deram início a trajetória da 1ª turma de Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Ensino para Educação Básica ofertado pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Campus Urutaí.

A aula inaugural aconteceu no dia 26 de maio, via on line, devido a emergência sanitária, e foi transmitida pelo canal do Youtube do Campus São Raimundo das Mangabeiras. Dez servidores do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras integram a turma.

“Quem passa por um programa de mestrado nunca sai igual”, disse o reitor do IF Goiano, professor Elias Monteiro. “Éssa parceria é um orgulho muito grande”, prosseguiu. “E educação é isso: uma mão de via dupla”, sintetizou. “A Rede Federal é muito bem aceita pela sociedade, pois realiza pesquisa aplicada, trabalha a inclusão social, a extensão, a inovação tecnológica e o empreendedorismo em sintonia com os arranjos produtivos locais”, concluiu.

“É muito gratificante poder ofertar essa qualificação por meio dessa parceria”, pontuou o diretor-geral do IF Goiano Campus Urutaí, professor Paulo César Ribeiro. “Ações como essa é que nos motivam a prosseguir, nesse momento de crise sanitária, econômica e política”, avaliou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano; professor Alan Costa. “É um momento histórico em que a Rede Federal qualifica os seus próprios servidores”, prosseguiu.

“O IFMA compreende a importância da qualificação dos servidores”, disse a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento do IFMA, Clarisse Medeiros. “Essa parceria se configura como uma troca importante para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação”, continuou.

“É um momento de muita alegria”, ressaltou a chefe do Departamento de Capacitação e Qualificação da Reitoria, Regina Cellis. “Há uma demanda enorme no IFMA em relação à capacitação na área da educação”, assinalou. “A educação transforma e todos que participam desse mestrado vão crescer muito nesse processo”, vaticinou.

“Esse momento é a realização de um sonho” afirmou o diretor-geral do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras, professor Jânio Fernandes. “É um privilégio muito grande ter o IF Goiano como parceiro”, prosseguiu. “No momento em que a Rede Federal propicia a capacitação de seus próprios servidores, há uma demonstração de força dessa Rede”, avaliou.

O evento contou, ainda, com o coordenador do programa de Mestrado em Ensino para Educação Básica do IF Goiano, professor Ricardo Diógenes, do diretor de Desenvolvimento Educacional do IFMA Campus Mangabeiras, professor Rosimiro Nascimento, do chefe do Setor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Mangabeiras, Tiago Macedo, do coordenador do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Mangabeiras (e servidor que colaborou com a parceria interinstitucional), Ernando Gomes, e da  diretora de Administração e Planejamento do IFMA Campus Mangabeiras e uma das servidoras aprovadas no mestrado, Rayanne Lopes, e do chefe do Setor de Extensão e Relações Institucionais do Campus Mangabeiras e um dos servidores aprovados no mestrado, Clemerson Rodrigues.

Confira a aula a seguir: