Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Aluno surdo do Campus conclui especialização em Informática na Educação
Início do conteúdo da página Notícias

Aluno surdo do Campus conclui especialização em Informática na Educação

Erliandro Felix Silva apresentou trabalho sobre gamificação e ensino de estudantes surdos.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 16/02/2022 11h42
  • última modificação 16/02/2022 11h44

Erliandro Felix Silva

O aluno Erliandro Felix Silva, 40 anos, é o primeiro surdo do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras a concluir o Curso de Especialização em Informática na Educação. Ele mora em Campo Grande-MS e fez o curso todo a distância.

O estudante do IFMA ficou sabendo do Curso de Especialização em Informática na Educação por meio da divulgação nas redes socais. A especialização foi oferecida no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Vitorino Freire, vinculado  ao IFMA Campus de São Raimundo das Mangabeiras.  Apesar de morar em outro estado, Erliandro Felix Silva escolheu fazer a especialização, por acreditar que o curso poderia ajudá-lo na sua profissão como professor no gerenciamento de suas aulas, principalmente no contexto da pandemia, que levou a maior procura por Educação a Distância.

A defesa ocorreu no dia 27 de janeiro e o trabalho apresentado por ele teve como tema “Gamificação e Educação de Surdos: Powerpoint como recurso tecnológico do professor no ensino de Língua Portuguesa como L2”. Na pesquisa, o aluno do IFMA analisou estratégias na área da informática usadas como recursos pedagógicos. O trabalho teve orientação do coordenador do curso, Antônio José Araújo Lima, e coorientação do professor William Velozo Francioni. Os membros da banca foram as professoras Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz e Paula Aparecida Diniz Gomides, pesquisadoras da área de inclusão.

Erliandro Felix Silva é professor substituto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Ele também é mestrando na área de inclusão no Programa ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS). Tem ainda duas graduações – Licenciatura em Letras-Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduação em Logística e Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul (UCS), além de outras especializações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página