Campus recebe 15ª Fábrica de Inovação
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou no Campus São Raimundo das Mangabeiras a solenidade de entrega da 15ª Fábrica de Inovação e também de novas instalações: campo de futebol, Centro de Educação a Distância, os laboratórios de Microbiologia, Robótica, Anatomia Animal e a Casa do Setor Agropecuário, na sexta-feira dia 27 de maio.
“Hoje serão entregues oficialmente à nossa comunidade acadêmica a Fábrica de Inovação, os laboratórios de Microbiologia, Robótica e Anatomia Animal, a Casa do Setor Agropecuário, o Centro de Educação a Distância e o campo de futebol”, listou o diretor-geral do Campus São Raimundo das Mangabeiras, Janio Fernandes e Silva.
A Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão tem como foco a prestação de serviços inovadores para a comunidade, por meio do levantamento de problemas reais e a busca de soluções com o uso da pesquisa, desenvolvimento e inovação. Também é um espaço de aprendizagem e transferência de tecnologias.
A proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes e da comunidade de São Raimundo das Mangabeiras, com espírito empreendedor e de inovação, a partir dos conhecimentos adquiridos na instituição.
A representante do segmento estudantil e aluna do curso de Zootecnia do Campus São Raimundo das Mangabeiras, Erika Silva, agradeceu por ter sido escolhida para representar os estudantes na solenidade. “Eu estou no 7º período do curso de Zootecnia, mas estou aqui desde 2016. É muito gratificante ver o campus evoluindo, crescendo. O IFMA sempre foi referência de estudo na região. Eu, Érika, sou muito orgulho em fazer parte dessa instituição”, disse.
O coordenador do projeto Fábrica de Inovação do Campus São Raimundo das Mangabeiras, Tiago Macedo, pontou o aspecto prático do projeto. “Ela [a Fábrica] deve ser funcional e ser utilizada pelos nossos alunos dos cursos de Agropecuária, Informática, Aquicultura; os cursos superiores (Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia) e na pós-graduação. É um espaço nosso para pensarmos soluções, estratégias, produtos e serviços para atender à nossa comunidade. E já nós submetemos um projeto de desenvolvimento institucional com o título ‘Elaboração de um portfólio de serviços da Fábrica de Inovação do Campus Mangabeiras‘, que já está desenvolvimento”, declarou.
“A Rede Federal é uma política pública para promoção da equidade. É isso que a gente faz por meio de todos esses projetos que o IFMA tem. Em quando se fala em pesquisa, fala-se em pesquisa aplicada com efeitos extensivos à sociedade, onde aparecem ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. Por meio da Fábrica de Inovação a gente consegue fazer isso”, destacou em sua fala o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, Rogério Mesquita Teles.
Em sua breve fala, o prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Accioly Cardoso, pediu que os alunos da rede municipal tenham acesso às novas instalações do campus. “Nossa luta em prol da educação no município tem sido árdua. Contem comigo”, disse.
Finalizando o ciclo de discursos, o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, agradeceu a presença de todos e destacou que “a Fábrica é um projeto que vive a exercitar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na prática”. Logo em seguida, convidou as autoridades para fazer o descerramento da placa da Fábrica de Inovação, o diretor-geral do campus, Janio Fernandes, o pró-reitor Rogério Teles e a estudante Érica Silva.
Confira abaixo a galeria de fotos:
Redes Sociais