CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a Comissão do IFMA, responsável pela coordenação da autoavaliação institucional. A CPA tem como atribuições a “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”.
A CPA deve ser composta de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, incluindo membro da sociedade civil na qual esteja inserida a instituição de ensino superior. A CPA é composta por 12 (onze) integrantes, com a representação abaixo especificada:
3 (três) docentes,
3 (dois) técnico-administrativos;
3 (dois) representantes do corpo discente,
3 (dois) representantes da sociedade civil organizada;
A autoavaliação compreende uma análise institucional global, tendo como referência as diretrizes de avaliação propostas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES/ MEC, acrescido de indicadores específicos (conceito dos cursos, índice geral de cursos, avaliação da CAPES), análise do projeto pedagógico e do projeto de desenvolvimento institucional (PDI), informações do cadastro e do censo da IES, estudos próprios, entre outras fontes.
O processo de avaliação é constituído pela Avaliação Institucional, Avaliação de Cursos e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Essas avaliações são utilizadas pelo MEC nos atos autorizativos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior, de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e de autorização de cursos, periodicamente. (artigo 46 da Lei de Diretrizes e Bases Nº. 9.394 de 1996)
No que se refere à avaliação de cursos de graduação, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento dos cursos tem ocorrido de acordo com o calendário estabelecido pelo MEC/INEP.
O IFMA, em cumprimento à Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, tem promovido a Autoavaliação Institucional, mediante a COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA. O resultado desse processo é encaminhado ao Ministério da Educação – MEC – por meio do Relatório de Autoavaliação.
Participam do processo de Autoavaliação Institucional:
- Estudantes dos cursos de graduação e CSTs.
- Coordenadores de cursos superiores e programas, gestores de projetos e dirigentes.
- Técnicos administrativos envolvidos com o ensino superior.
- Professores (curso superior) e pesquisadores.
- Segmentos da comunidade.
A avaliação é coordenada e supervisionada em nível nacional pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES); aoperacionalização é de responsabilidade do INEP; no âmbito da instituição a avaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A atuação da CPA será autônoma em relação aos demais órgãos existentes na instituição de educação superior. É missão da CPA, pela ação de autoavaliação, conhecer a realidade da instituição na qual atua, com a finalidade de propor melhorias para o aperfeiçoamento do ensino ofertado à comunidade estudantil.
Presidente da CPA do Campus São Raimundo das Mangabeiras
Prof. Dra Ludymila Brandão Motta
(99) 98451-4955
MEMBROS DA CPA LOCAL CONFORME PORTARIA Nº196/2019, DE 26 DE AGOSTO DE 2019
DOCENTES:
1 Anderson Antônio Carvalho Alves – membro titular (presidente) – anderson.carvalho@ifma.edu.br
2 Marluce Pereira Damasceno Lima – membro titular (vice-presidente)
3 Antônio José Araújo Lima – membro suplente
TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS:
4 Selles Gustavo Ferreira Carvalho – membro titular;
5 Emerson Gonçalves Clementino – membro titular;
6 Marlo France Fonseca de Sousa – membro suplente
DISCENTES:
7 Anny Valeria Rodrigues Nunes – membro titular;
8 Altemom Queiroz da Silva – membro titular;
9 Matheus Barros da Costa Sousa – membro suplente;
SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA:
10 Maevi Pereira Lima Romagna – membro titular;
11 Adeneide Candido Galdino – membro titular;
12 Tassiane Nascimento Ribeiro Paz – membro suplente
Redes Sociais