Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

publicado 18/06/2015 17h50 | última modificação 10/07/2015 18h21

campus
O funcionamento do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Raimundo das Mangabeiras foi autorizado pela Portaria n° 1.170, de 21 de setembro de 2010, do Ministério da Educação (MEC). A escolha do município para a instalação de um Campus do Instituto, tornando-o um pólo aglutinador de educação profissional, foi motivada por sua posição geográfica privilegiada e potencial econômico-produtivo destacado, atendendo a nova política de oferta de formação profissional ampla, flexível e articulada aos anseios das comunidades interioranas.

Localizada na região sul do estado maranhense, a cidade de São Raimundo das Mangabeiras conta com uma população de 17.480 habitantes, área de 4.113 km2 e IDH 0,638. Do ponto de vista econômico, a cidade concentra arranjos produtivos focados nos setores agrícola/pecuária, sucroalcooleiro, comércio e agronegócio, dentre outros.

Dessa forma, o Campus São Raimundo das Mangabeiras busca ser um centro de referência em educação profissional, aglutinando municípios do Sul, parte do Oeste, Centro e Leste – Pólo Centro-Sul do Maranhão. O ensino se dá em torno de uma proposta educacional progressista, que possibilite a inclusão de seus cidadãos aos benefícios da riqueza, sem prejuízo ao meio ambiente. Cidadania orientada para ações solidárias, coletivas, de resgate e valorização da cultura, dos costumes, e que assim propicie à região a exata importância que representa no cenário produtivo do Estado.

O Pólo Centro-Sul do Maranhão compreende diversos municípios. Ao Sul: Riachão, Balsas, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas, Loreto, Sambaíba, São Félix de Balsas, Benedito Leite, Campestre do Maranhão, Lajeado Novo, Porto Franco, Estreito, São João do Paraíso, São Pedro dos Crentes, Carolina, Feira Nova do Maranhão e São Raimundo das Mangabeiras. A Oeste, Leste e Centro do Maranhão, compreende os municípios de Formosa da Serra Negra, Sítio Novo, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda, Santa Filomena, Colinas, Paraibano, São João dos Patos, Nova Iorque, Pastos Bons, Sucupira do Norte, Sucupira do Riaçhão, Barão de Grajaú, Mirador e Fernando Falcão. O município de Balsas, localizado a 400 Km de Imperatriz e 790 Km de São Luís, capital do Estado, destaca-se como o centro mais dinâmico desse conjunto de cidades.

Fim do conteúdo da página